Desde 14 de
outubro de 2013 que o ex-superintendente regional do Incra no
Maranhão, José Inácio Rodrigues assinou na sede do Incra o convênio 786438/2013 com as Prefeitura do município de Buriticupu que tinha como objetivo a implantação e recuperação de 132km de estradas vicinais,traçando as seguintes rotas: INÍCIO BR 222, PIV3, P2V3, 4 BOCAS, POV. BEM QUERER, ENTRADA PA VILA SÃO JOÃO, POVOADO CIKELÂNDIA, VILA BOA ESPERANÇA, VILA PARAFUSO, POVOADO SÃO RAIMUNDO, VILA SÃO JOÃO, POVOADO BRASILÂNDIA, POVOADO 11 DE JUNHO, LIGA COM SÃO RAIMUNDO, PONTE DO POVOADO OITO A CONSTRUIR, POVOADO BREJINHO E POVOADO PORTÃO. A obra que foi dado o prazo de acordo com a liberação do dinheiro do convênio, se tornou um tormento sem fim para os os moradores daquelas localidades. Pois a obra que dura mais de 5 anos está sendo usada para meios eleitoreiros e é iniciada sempre que inicia uma campanha eleitoral. Em 2016 foi para as eleições municipais e agora para campanha de deputado.
ACOMPANHE TODO TODO O PROCESSO
A DATA DE PUBLICAÇÃO
PLANTA POR ONDE A ESTRADA VAI PASSAR E ATUAL SITUAÇÃO DA ESTRADA.
Um questionamento por parte dos moradores que sempre fica a dúvida, porque a estrada foi feita com total perfeição e foi executada primeiro na rota que dar acesso a fazenda do irmão do atual gestor? e porque a obra está parada pela segunda vez se o dinheiro novamente está em conta?
O que falta concluir por inteiro na estrada está no trecho localizado entre os povoados Brejo Velho até a Brasilândia. E o trecho que foi feito só o alargamento sem empissarramento localiza-se entre os povoados Brasilândia que passa pela vila 11 de Junho até o povoado Brejinho. Porém o trecho do povoado Brejinho até o Povoado Portão da Ciquel está precisando de manutenção urgente.
Relatório de Legitimação
O relatório de Legitimação mostra os povoados contemplados o valor total do convênio e o valor por quilômetro da obra, curiosamente o valor por quilômetro de estrada com empiçarramento é quase o mesmo valor valor do quilômetro com asfaltamento.
Contrato firmado entre a Prefeitura de Buriticupu e a Empresa MAXIGLOBAL LTDA - EPF
O contrato da empresa para a Recuperação e implantação dos 132 km de estradas vicinais foi firmado com a prefeitura e aval do Incra através da dispensa de licitação ou seja a empresa não precisou concorrer para ganhar a obra. No contrato foi previsto as formas de pagamentos e todas a cláusula foi cumprida pela empresa, empresa essa meses depois o Prefeito colocou na justiça e residiu o contrato e de acordo com informações, para beneficiar aliados políticos.
Construção das Pontes
Dados curiosos sobre a construção das ponte é que a Vale fez a doação de todas as pontes que seriam feitas no percurso da estrada da Ciquel e pontes doadas foi todas de ferro.
E o dinheiro que era destinados a pontes de madeira o que foi feito?
Fica a dúvida para todos .
O uso de Bueiros
O blog Elielton Rodrigues fez o percurso da Estrada e não localizou nenhum Bueiro feito em todo o percurso da obra.
Outro dinheiro que não foi aplicado na estrada e nem foi justificado a sua aplicação ou não aplicação.
Prorrogação do término da Estrada
O prefeito Municipal por falta de responsabilidade com o dinheiro público, teve que prorrogar várias vezes a conclusão da Estrada. De tal forma que a última prorrogação terminou no dia 30 de junho do mês de junho, sendo que o dinheiro da última parcela está na conta da Prefeitura desde 29 de Dezembro de 2017. Que pretensão terá o gestor com esse dinheiro, por que de acordo com denúncias o Prefeito está usando as máquinas da prefeitura para realização da obra.
Distrato do Contrato
Uma das grandes surpresas foi a quebra de contrato com a empresa responsável pela obra da estrada, sendo que mesmo a empresa sendo despedida algumas máquinas continuaram trabalhando, e não foi feita nenhuma licitação nem dispensa de licitação. Mais de acordo com moradores das localidades as máquinas seriam da prefeitura.
Novamente fica o questionamento, se existe o dinheiro para a obra por que usar as máquinas da prefeitura sendo que poderiam está sendo usadas para outros meios?
Processo de Pagamento
As informações colhidas neste processo de pagamento todo cidadão pode pesquisar na SICONV no site https://www.convenios.gov.br/sicon.
Nota-se que os pagamentos da obra foram feitos a empresa mesmo sem a obra está concluída a etapa. O que se pode concluir que tem "treta" por trás desses pagamentos.
PROVIDÊNCIAS TOMADAS PELO PRESIDENTE DA CÂMARA " JAIRO DA CIQUEL".
Informado sobre a atual situação financeira do convênio e a obra a ser concluída e o dinheiro quase acabando. O Vereador Jairo da Ciquel se preocupou pois tratava-se da Estrada de seu Reduto Eleitoral. E uma conquista sua qual ele a anos lutava que ela a Recuperação da Estrada da Ciquel.
Conquista essa que ele Jairo teve que fazer diversos acordos com o atual superientende do Icra na época José Inácio Rodrigues.
Oficio pedindo Informações
oficio 1
oficio 2
Oficio 3
Visitas
Primeira Cobrança junto ao Prefeito Municipal
O presidente da
câmara de vereadores de Buriticupu Jairo da Cikel, participou nesta segunda-feira 22 de maio de 2017 do primeiro enfretamento cara a car com o prefeito para cobrar providências sobre a terceira parcela do recurso da Estrada da Cikel e junto com ele esteve na reunião com prefeito José Gomes Rodrigues(PRB) cerca de 30
moradores das Vilas São Raimundo e Brejo Velho, povoados que compõem o conjunto
de localidades que formam a Cikel.
Segundo o
presidente do poder legislativo municipal, o encontro, foi para tratar da
estrada que liga a sede do município aos povoados Cikel, ainda segundo Jairo,
o INCRA-Instituto
Nacional de Colonização e Reforma Agrária, já liberou quase todos os recursos para
conclusão da obra, restando somente a última parcela, porém, a prefeitura
responsável pela contratação da empresa que deveria executar a obra e é
responsável pelo acompanhamento dos serviços, não realizou nem a metade da
obra, apesar de conter no cronograma 60% de conclusão.
Um dos moradores não se conteve de tava emoção depois do Prefeito falar sem anseio a todos ali presentes que não iria fazer a estrada.
“E
em relação a estrada da Ciquel, você disse que o dinheiro está em conta, porque
não faz a estrada? Você prometeu fazer essa estrada no seu primeiro
ano de governo, passou-se seu primeiro mandato, já estamos a praticamente seis
mês do segundo mandato, e ainda falta mais da metade da estrada! A gente não
aguenta mais tanto abandono”. Reclamou um dos participantes da reunião.
No dia seguinte a reunião, o presente da câmara de
vereadores Jairo da Cikel, foi a uma emissora de rádio local para esclarecer as
dúvidas em relação a estrada da Ciquel.
Depois da prensa tomada o prefeito Zé Gomes iniciou as obras.
A segunda ação do Presidente da Câmara ocorreu no dia 8 de Julho do mês corrente no povoado Brasilândia. Quando obteve informação que o dinheiro da última parcela da estrada já está em conta a quase 7 meses e nada de obras reiniciadas.
A reunião teve objetivo de cobrar do Gestor o início das obras e o uso correto do recurso.
ATUAL SITUAÇÃO DOS TRECHOS CITADOS QUE FALTA CONCLUIR.
Todas as informações citadas na matéria são verídicas. Foram colhidas cuidadosamente pelo Blog Elielton Rodrigues.
Nenhum comentário:
Postar um comentário